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Saiba como manter um feed criativo nas redes socias, e não só recheado de memórias

Gerar.me

O tão aguardado show da banda favorita. A viagem pelo litoral brasileiro. A folia calorosa do carnaval sem fim. O almoço de domingo com toda a família. Quando se trata de redes sociais, as memórias tomam conta da timeline sempre às quintas-feiras, fruto do movimento da hashtag TBT (throwback thursday, livremente traduzido para quinta-feira para rememorar). Em tempos de pandemia, quando não é possível aglomerar, as lembranças em fotografias e vídeos têm crescido na internet em perfis de usuários que se veem reféns de um passado não tão distante.

Manter a criatividade dentro de casa e sempre tentar sair do óbvio, com responsabilidade virtual, são palavras de ordem para a consultora de imagem Clau Oliveira. Com mais de 62 mil seguidores no perfil do Instagram, a goiana posta o look do dia, dicas de filmes, o cotidiano em casa, as aventuras de Gávea, sua cadela de 12 anos. Toda a rotina da influencer serve de pressuposto para a criação de conteúdo on-line.

“Acredito que o movimento do TBT cresceu bastante durante a pandemia tanto pela falta das viagens quanto pela falta de momentos felizes junto com outras pessoas”, aponta Clau. A consultora de imagem explica que é possível ampliar o conceito do TBT não apenas para as viagens feitas, mas para outros momentos felizes e eternizados na fotografia ou vídeo. “Para quem quer postar TBT, ao invés de só viagens, poste momentos felizes dos quais você sente falta e espera reviver em breve. De encontros, abraços, sensações”, sugere.

Rolar o feed do Instagram ou do Facebook às quintas-feiras tem um gostinho diferente também para a influencer goiana Hariany, que acumula hoje quase 10 milhões de seguidores no Instagram. A ex-BBB posta diariamente dicas de beleza, os treinos e exercícios físicos, o prato do almoço, as campanhas de moda. “Sempre às quintas-feiras, vejo lembranças de amigos, familiares, fotos de antes da pandemia, sorrisos sem máscaras. Acho que a hashtag tem esse intuito de trazer uma saudade do passado e momentos felizes vivenciados”, acredita a influencer.

Apesar de já ter um cronograma de postagens muito bem alinhado e manter o feed atualizado, Hariany precisa quebrar a cabeça para deixar o perfil virtual interessante e simpático para seus seguidores. Para a ela, é necessário foco no conteúdo e manter o direcionamento, como moda, maquiagem, viagem e lifestyle. “Para quem ainda não tem uma ideia de conteúdo específico de direcionamento, uma boa saída é aproveitar a quarentena para fazer ensaios fotográficos em casa. Descubra a melhor luz do dia para o seu ambiente, faça uma produção incrível e vá fundo nas selfies”, propõe.

Conciliar a vida profissional e o pessoal é tarefa espinhosa para Hariany, que acredita que nas redes sociais há espaço para os dois. Para cada rede social, por exemplo, há diferentes formas de conteúdo. “Eu costumo dizer que no meu canal do YouTube sou mais a Hariany, mostro meu dia a dia, levo meus amigos, faço brincadeiras, tutoriais, fico bem à vontade, e no Instagram entrego o conteúdo de moda e beleza que são voltados para o público do meu trabalho”, destaca a ex-BBB.

Lembrança

Mesmo antes da pandemia, o TBT já era um movimento que fazia o feed do Facebook e do Instagram. O isolamento apenas potencializou a vontade de rememorar o passado. De acordo com o comunicólogo especialista em marketing digital Lyniker Passos, as pessoas querem estar presentes e mostrar partes da vida, mesmo que seja sem pretensão profissional. “O TBT é uma alternativa para suprir esse conteúdo que está escasso e também uma chance de relembrar um momento bom, uma viagem, uma festa. Já que estamos vivendo de recordações e carentes de contato social. As redes sociais são o espelho da sociedade”, explica o profissional.

Manter a cautela e usar o TBT de forma aprazível é o segredo para deixar o feed tornar-se um baú velho de memórias. Liniker explica que a hashtag deve ser usada por quem tem interesse em produzir conteúdo de maneira efetiva e que funcione no Instagram. “Mesmo estando em casa e sem muitas possibilidades de sair, ir a restaurantes e viajar, é possível explorar ângulos da rotina e produzir um conteúdo novo e interessante. A vida continua, mesmo que seja dentro de casa. Uma história pode ser contada de várias maneiras”, salienta.

“Não dá para viver só de passado”, diz digital influencer

Rememorar as lembranças do passado, mas focar no presente e não viver apenas de recordações é a sugestão da influencer e stylist Izabelle Capuzzo para os que se sentem reféns do TBT. A goiana acumula 115 mil seguidores em seu perfil do Instagram, que passeia pelo cotidiano da profissional, carreira, moda e estilo. “Eu acho que é muito importante a gente também dar destaque para o que está acontecendo por agora e não viver apenas de TBT. É um momento difícil, mas precisamos seguir com nossa vida, da maneira que a gente pode, com as condições atuais. Não dá para viver só de passado”, destaca a influencer.

O mesmo ponto de vista de Izabelle é compartilhado pelo escritor Lucão, que tem 514 mil seguidores no Instagram. Em uma de suas postagens, o poeta destaca que as lembranças não podem ficar confinadas em um único dia, no TBT. “As memórias são nossos pedaços valiosos espalhados pelo tempo. Não é? Hoje fiquei olhando as fotos do Caminho (de Santiago de Compostela). Cada foto me levou a uma história”, escreveu em post com quase 2 mil curtidas.

Saber diferenciar o uso da hashtag, o conteúdo específico e movimentos virtuais nas redes sociais é um dos passos para não se tornar refém do TBT. Para o influencer e produtor cultural Lucas Manga, que tem mais de 24 mil seguidores no Instagram, estimular gatilhos de viagens antigas pode não ser a melhor opção em tempos como os de agora. “Uso meu Instagram mais como um diário da minha vida, mas enquanto profissional enxergo o TBT como um motor de conteúdo para conexão com o usuário. Traz uma verdade que eu acho essencial para a criação de conteúdo on-line”, explica.

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