A Polícia Federal encontrou em uma ação de busca da Operação Lava Jato planilhas de pagamentos da Odebrecht para cerca de 200 políticos de 18 partidos.O que mais chamou a atenção foi os apelidos utilizados para citar os políticos.
A planilha mostra os repasses que foram feitos nas campanhas municipais de 2012 e para a eleição de 2014. Na relação, surgem nomes de ministro do governo, senadores e deputados, todos com foro no STF.
Como a internet não perdoa absolutamente nada quando se trata de "zoeira", os apelidos citados na planilha já viraram piadas nas redes sociais.
Ainda não é possível saber se os pagamentos citados na lista são doação eleitoral ou propina. Mesmo que não estejam na prestação de contas registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral, é possível que sejam as chamadas "doações ocultas", ou seja, repasses feitos aos partidos de forma legal, que depois se destinam aos candidatos.
Os documentos foram apreendidos nas buscas realizadas em um endereço do executivo da empreiteira Benedicto Barbosa Júnior, o BJ, durante a 23ª fase da Lava Jato, em fevereiro, que tinha como alvo principal o marqueteiro João Santana.O juiz Sérgio Moro decretou sigilo sobre as planilhas que foram apreendidas pela Polícia Federal.
Confira os memes que estão circulando na internet:
Qual o seu apelido na lista da Odebrecht? Faça o teste e descubra
— lucas ⚓️ (@pqpvoces) 23 de março de 2016
Na Lista da Odebrecht meu nome não está. Mas com certeza na Lista da Gafisa meu nome aparece com destaque. Como persona non grata.
— Billy Teixeira (@ChRamone) 23 de março de 2016
"Veja os políticos citados na lista da Odebrecht como princesas da Disney"
— Pedro Silva (@pedrohws) 23 de março de 2016
escolhendo meu apelido odebrecht pic.twitter.com/D5Gmfd05uk
— Luiz Messora (@luiz_messora) 23 de março de 2016