O forró é indiscutivelmente gigante no País. Wesley Safadão conquistou a alcunha de ídolo pop há alguns anos e lançou parcerias que vão do sertanejo ao funk, outros dois queridinhos nacionais.
Mas uma variação do forró chegou com força no ano passado e se consolidou oficialmente em 2020 com uma fórmula simples: teclado e voz. A melodia contagiante e os refrões chiclete tem origem nas produções caseiras, oriundas do interior nordestino. O gênero também é chamado de piseiro, uma referência ao local onde acontecem as festas e se dança a pisadinha.
Um destaque do streaming neste ano tem números impressionantes e alcance que vai das plataformas de música ao TikTok, é uma dupla e não é sertaneja: Os Barões da Pisadinha fizeram jus ao nome e se tornaram a realeza do gênero forró.
Se você passou imune aos versos “Tá rocheda, tô nem vendo/ Pode crer, você merece um prêmio”, pode ser a hora de se atualizar ao que está rolando no mundo. A pesquisa de fim de ano divulgada pela plataforma Deezer mostra que nos últimos seis meses o ritmo cresceu 65% em consumo. Pensando no forró em geral, a dupla formada por Rodrigo e Felipe Barão, vinda da cidade de Heliópolis (BA), foi a mais escutada no Brasil, chegando à quinta posição no ranking de artistas brasileiros.
Quer mais? A estimativa é que as execuções de vídeo e áudio da dupla estejam na casa do 1,5 bilhão. No ranking de artistas brasileiros mais ouvidos no Spotify em 2020, Os Barões desbancaram nomes como o da cantora Anitta e o DJ Alok, chegando ao sexto lugar.
A pisadinha ainda perde para o sertanejo na plataforma, que permanece inveterado nas primeiras cinco posições, mas o páreo é duro.
Já entre as cinco primeiras posições de artistas mais assistidos do YouTube, os Barões ocupam duas delas, em quarto e quinto lugares, respectivamente. Uma delas é com a música Basta Você me Ligar, com participação de Xand Avião, batendo 220 milhões de visualizações até o fechamento desta edição. A parceria resultou em um EP, lançado sexta-feira com três músicas ao vivo.
“Não dá pra descrever/ Só vendo pra acreditar/ Quando o forró começa/ O povo começa a dançar”, entoam os Barões na faixa Festa na Roça. O fenômeno da dupla gerou uma ascensão do gênero e de outros artistas, como Raí Saia Rodada, veterano do forró eletrônico que é sempre citado pelos Barões como uma das principais referências musicais.
De contrato com grande gravadora a parceria com sertanejos, 2020 também foi o ano de Raí. Mano Walter, indicado ao Grammy Latino no ano passado, lançou em novembro álbum que demonstra a fórmula de sucesso: transita pelo forró de vaquejada, sua marca registrada, passando pelo sertanejo romântico e, claro, pelo piseiro. Veja alguns dos principais hits da pisadinha que consolidaram o gênero em 2020. Reconhece quantos?
Tá Rocheda e Recairei
Artista: Os Barões da Pisadinha
Não deu para escolher só uma. Quem passou ileso de um desses dois hits em 2020, não estava vivendo o mesmo Brasil - e isso para citar os sucessos da dupla sem parcerias, assinando somente como os Barões. A primeira foi a porta de entrada para muita gente que ainda não conhecia o gênero e os artistas; Recairei se mantém nas primeiras posições na lista de mais tocadas no Brasil na plataforma Spotify desde o mês de outubro.
Basta você me ligar
Artista: Os Barões da Pisadinha part. Xand Avião
O cantor de forró Xand Avião dispensa apresentações. Referência do forró eletrônico e conhecido por integrar o grupo Aviões do Forró por 16 anos, o artista figura em quarto lugar entre os artistas do gênero mais ouvidos da plataforma Deezer em 2020. A música Basta Você me Ligar, parceria com os Barões da Pisadinha, foi o quarto vídeo mais assistido do YouTube no ano, somando mais de 220 milhões de visualizações.
O Homem Disparou
Artista: Vilões do Forró e Karkará part. César Araújo
“Ele é querido, atencioso/ Trouxe a liberdade paro o nosso povo”. Os versos parecem de um jingle genérico, que poderia ser usado por qualquer candidato a cargo político. E é mesmo. A música em ritmo de pisadinha O Homem Disparou foi uma encomenda de um pré-candidato a prefeito no interior do Piauí. Como ainda não era período eleitoral, não era permitido citar o nome do candidato. O jingle genérico foi composto pelo piauiense César Araújo, estourou e foi adotado em diversas campanhas pelo País.
Rita
Artista: Tierry
“Ôh, Rita, volta, desgramada/ Volta, Rita, que eu perdoo a facada”, canta Tierry no maior estilo tragicômico acompanhado do teclado característico. O cantor é também compositor e grandes sucessos escritos por ele ganharam voz com Gusttavo Lima, Ivete Sangalo e Claudia Leitte. Em 2020, Tierry volta às paradas com o hit Rita, que rendeu um crescimento de 540% na plataforma Deezer nos últimos seis meses.
Bebe e Vem Me Procurar
Artista: Raí Saia Rodada
De sofrência o brasileiro gosta, isso não é novidade. Mas a sofrência pode ser dançada e isso Raí Saia Rodada soube fazer em Bebe e Vem Me Procurar, uma versão em pisadinha de uma música que originalmente era um reggaeton lá do Mato Grosso do Sul. Com o característico tecladinho do gênero, o clipe oficial da dramática história soma mais de 215 milhões de visualizações no YouTube.
Investe em Mim
Artista: Jonas Esticado
“Investe em mim, aposta tudo em mim/ Eu prometo te fazer feliz/ Eu prometo te fazer feliz”. Um dos refrões mais chicletes de 2020, Investe em Mim é cantado pelo cearense natural de Juazeiro do Norte Jonas Esticado e já alcançou o topo das paradas da plataforma Spotify. Na leva dos artistas de forró que se destacaram neste ano, Jonas já deu as mãos ao sertanejo e lançou recentemente um single com o cantor Gusttavo Lima.
Tropecei
Artista: Mano Walter part. Wesley Safadão
Mano Walter já foi indicado ao Grammy Latino e é conhecido pelo estilo vaqueiro, que sempre fez questão de destacar. No ano passado adotou a pisadinha na música Monta Logo Vai e, neste ano, lançou um novo álbum cheio de participações de peso, entre elas com Wesley Safadão na faixa Tropecei, que ganhou videoclipe.
O Piseiro Estourou
Artista: Márcia Fellipe, Os Barões Da Pisadinha, Victor Meira, Vítor Fernandes, Zeca Bota Bom e Zé Vaqueiro
Faltava uma representante feminina no piseiro, né? Márcia Fellipe já fez parte dos grupos Companhia do Forró, Aviões do Forró e Garota Safada e hoje segue carreira solo. Ao lado de seis homens, ela entoa: “Avisa pro Brasil que o piseiro estorou”. A faixa integra o DVD Piseiro, Churrasco e Paredão, que reuniu nomes importantes do forró lançado em 2020 também em versão de áudio.