Margot Robbie, de 26 anos, vai interpretar a Barbie na primeira produção cinematográfica com atores inspirada na icônica e polêmica boneca, que já teve inúmeras facetas nos últimos 60 anos.
A fabricante de brinquedos Mattel e o estúdio Warner Bros anunciaram nesta terça-feira, 8, uma parceria para produzir o filme.
Margot, australiana que foi indicada ao Oscar no ano passado, também irá coproduzir o filme, segundo o comunicado das companhias.
Não foram revelados o título, a trama ou a possível data de lançamento do filme, que surge quase 60 anos após o lançamento da boneca em formato de adulta Barbie, ocorrido em março de 1959.
Margot disse esperar que a produção sobre a Barbie tenha "um impacto positivo tremendo sobre as crianças e outras audiências mundo afora". A atriz foi nomeada ao Oscar por seu papel como uma patinadora no gelo no filme Eu, Tonya, lançado em 2017, e em 2016 fez sucesso como Arlequina em Esquadrão Suicida.
"A Barbie empoderou crianças a se imaginarem em posições ambiciosas, desde princesa a presidente", disse a atriz em um comunicado. A boneca já incorporou mais de 200 profissões ao longo de sua existência, entre elas engenheira robótica, astronauta e professora.
Barbie é a mais famosa boneca do mundo e um ícone cultural celebrado por artistas como Andy Warhol, instituições como o Museu do Louvre, em Paris, e em músicas como Barbie Girl, do grupo escandinavo Aqua, gravada em 1997.
O brinquedo também é criticado por promover uma imagem irreal para meninas, e as vendas começaram a cair em 2014. Isso levou a Mattel, empresa baseada na Califórnia, a diversificar as tonalidades de pele e formatos de corpo da boneca, além de incluir itens como hijabs e kits de ciências, numa tentativa de tornar o produto mais educativo.
O filme da Barbie com atores será a primeira produção da Mattel Films, criada em setembro para desenvolver as franquias da marca, como Hot Wheels e American Girl, além da própria Barbie.