A Juma Marruá, protagonista da novela "Pantanal" (Globo), tem dado destaque a atriz Alanis Guillen, de 24 anos. “A Juma é destemida. Para entrar nesse universo, fui para o lugar de uma mulher intuitiva e que respeita muito o que seu corpo precisa e deseja. Ela tem me ensinado a estar em maior contato comigo e assumir minha própria voz”, diz Alanis à sobre a personagem.
Na trama a mulher de Joventino, diz sem rodeios ou medo de decepcionar alguém – virou até meme de tanto falar “querimbóra”. Segundo Alanis, é possível pensar suas atitudes a partir de uma perspectiva feminista.
“O feminismo nos ajuda a trabalhar a apropriação do nosso corpo porque até então ele não é nosso, está sempre vulnerável às decisões de outros. A Juma vem nesse lugar que luta pelo que somos e pelo que queremos e não queremos”, diz ela.
“O feminismo, para mim, é uma prática diária de elaboração de direitos. Nós fomos treinadas, socializadas e domesticadas a servir. Vivo um exercício de estar consciente do que eu quero e posso realmente”, completa.