Ser a capa de uma das revistas mais populares do mundo já não é uma tarefa fácil, e fica mais difícil quando se desafia os padrões impostos pela sociedade. Foi o caso de Ariana Martins, de 38 anos, a primeira modelo surda a ser destaque da Playboy.
A catarinense estampou uma das edições de colecionador lançadas pela publicação em 2017, mesmo ano em que a revista encerrou suas atividades no Brasil.
Em entrevista recente, ela lembra que enfrentou muito preconceito em sua carreira. “Eu já mandei meu material para várias revistas de moda para fazer editorial ou ser capa. Então, quando íamos marcar o teste com fotógrafos, eu respondia que levaria um intérprete de libras junto comigo. Depois disso, pararam de responder.”
Durante os desfiles, segundo Ariana, o fato de ser surda também causa momentos difíceis entre colegas. “Não sei se eles não têm paciência para esperar ficarem traduzindo para mim, ou eles me veem sozinha no cantinho, com o celular, enquanto todas as modelos ficam batendo papo.”