Não faltam imagens perturbadoras em Nós, o novo filme de Jordan Peele. Mas muitos dos sustos do filme vêm do som, e não das imagens. E nenhum som no filme é mais propenso a induzir pesadelos do que a voz de sua principal vilã, Red, interpretada (em dupla performance) pela atriz Lupita Nyong’o, de 36 anos.
“Botei para fora os meus aspectos mais tenebrosos”, disse ela, sobre como compôs a personagem. O conjunto da obra parece ser o segredo do filme, que vem batendo recordes de bilheteria. Nyong’o, também, se destacou em Pantera Negra, da Marvel, no qual interpretou Nakia, uma espiã wakandana idealista e pela qual o herói se interessa.
O sucesso mundial do filme transformou a atriz em uma heroína de grande sucesso, uma combinação que Nós vem confirmando. Mas, o que poucos sabem é que Nyong’o, logo após sua primeira aparição no filme 12 Anos de Escravidão (2013), se tornou a sétima mulher negra e primeira negra africana a conquistar um Oscar como atriz.
Vinda de uma família de origem humilde, de Nairóbi, Lupita tem mais cinco irmãos, fala quatro idiomas e é graduada na universidade de Yale (EUA). Em suas entrevistas, parece sempre lembrar de suas origens e admite que nem sempre é criativa. Embora todos os seus personagens tenham obtido sucesso. “Cada papel me esgota de alguma forma, e sei que faço meu melhor trabalho quando tenho tempo de permanecer inativa”, explica.