A filipina Catriona Gray, de 24 anos, foi a vencedora do concurso Miss Universo 2018, competição realizada em Bangcoc, na Tailândia, no último domingo, ao derrotar 93 competidoras de outros países.
Catriona é a quarta filipina na história escolhida Miss Universo. Uma rodada inicial de questionamento durante a competição abordou a questão das drogas, um assunto controverso nas Filipinas, onde a agressiva repressão antidrogas do presidente Rodrigo Duterte deixou milhares de mortos. Perguntada sobre o que ela achava de legalizar a maconha, Catriona disse: “Eu sou a favor de ser usada para fins medicinais, mas não para uso recreativo (...) Tudo é bom, mas com moderação”.
Catriona usava um vestido vermelho cintilante que, segundo ela, foi inspirado por um vulcão nas Filipinas, quando recebeu a coroa para o deleite de uma multidão na capital tailandesa. A vice-campeã foi Tamaryn Green, da África do Sul, e a terceira colocada foi Sthefany Gutierrez, da Venezuela. A amazonense Mayra Dias, que representava o Brasil, ficou entre as 20 semifinalistas do concurso. Nas redes sociais, ela festejou: “Somos Top 20”.