A atriz, Gillian Anderson, de 51 anos, é uma lenda da TV. Como a Dana Scully em Arquivo X, a atriz conquistou uma legião de fãs ao redor do global. Desde do ano passado, a veterana vem se destacando na série de comédia da Netflix, Sex Education, no papel da terapeuta sexual, a Dra. Jean Milburn. Em entrevista à Vogue, a loira falou sobre a personagem, que vive envergonhando o filho Otis (Asa Butterfield), protagonista da trama. Anderson, confessou que sua personagem ousada causa reações “diversas” no público, e lamentou que a vida sexual ativa dela seja vista como exceção.
“Eu fiquei surpresa ao perceber que as pessoas ainda acham chocante uma mulher com seus 40 ou 50 anos que ainda faz sexo!”, afirmou. A relação de Anderson com Jean é de amor e ódio. “Eu amo que Jean é muito sem vergonha em relação a falar sobre o sexo e sobre a intimidade, mas tem problemas com isso em sua vida pessoal. Ela não tem nenhum limite”, definiu.
Na ativa desde o comecinho dos anos 1990, a atriz ainda refletiu sobre as oportunidades para mulheres acima dos 40 em Hollywood. “Está mudando na TV. Nos últimos 15 anos, tivemos papéis realmente fantásticos para mulheres acima de 40 anos na TV, seja em Big Little Lies ou The Killing”, disse. “Onde isso não mudou é no cinema. Ainda é raro ver um longa-metragem em que a protagonista feminina tem mais de 40 anos”, lamentou.