Gata do Daqui

Kyra Gracie ensina mulheres a se defenderem

Campeã mundial de jiu-jítsu, Kyra Gracie Guimarães vai além das competições e ensina mulheres a se defenderem. A carioca de 35 anos mantém uma academia, no Rio de Janeiro, com mais de 300 alunos, e ainda oferece um curso online de defesa pessoal. “Essa é uma das preocupações e uma das missões do curso de defesa pessoal para mulheres: identificar os sinais de relacionamento abusivo e sair desta relação antes que vínculos como a dependência emocional e financeira se estabeleçam”, explica. “Depois que isso acontece, tudo fica muito mais difícil. Ciúme excessivo, descontrole quando ingere bebida alcoólica. Existe um ciclo vicioso”, diz.

As aulas a distância exigem da lutadora disciplina e organização da rotina. “Não é fácil, mas é possível. Eu e Malvino (Salvador, o ator e ela estão juntos há cerca de seis anos) nos desdobramos para manter o ritmo das aulas, o cuidado de casa, das meninas”, conta. Eles são pais de Ayra e Kyara, de 5 e 3 anos, respectivamente.

Mesmo nunca tendo passado por um episódio de violência doméstica, Kyra incentiva a denúncia e a criação de ferramentas para que mulheres possam fazê-la em segurança. “Essa necessidade é necessária e urgente! Mas a gente também sabe que é muito difícil para uma mulher se livrar das situações de abuso”, afirma.
 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI