A modelo Marisa Papen, de 28 anos, usou suas redes sociais para se desculpar publicamente por ter posado nua dentro da Santa Sofia, construção que já foi uma catedral católica e atualmente é uma mesquita em Istambul, na Turquia.
A belga foi ao local, que é considerado sagrado, e levantou a roupa. A foto foi publicada em dezembro do ano passado e, apesar do pedido de desculpas, segue na página. A ideia da loira é normalizar o corpo humano.
“Eu queria explicar meu raciocínio e filosofia. Quando visitei a Turquia foi com o espírito de amor, movido por um sonho de unidade. Para as pessoas que posso ter magoado, peço desculpas. Estou profundamente empenhado em normalizar e celebrar o corpo humano”, disse ela.
“Meu trabalho é frequentemente visto como controverso, mas na verdade é apenas um corpo humano defendendo a igualdade e a liberdade. Minha intenção é inspirar mudanças positivas”, se defendeu ela.
Após tirar as fotos, Marisa foi ameaçada pelo governo turco de prisão pelas imagens “obscenas” e por “insultar os sinais da soberania do Estado”.