Aos 32 anos, a atriz Sophie Charlotte irá protagonizar a nova série da TV Globo, "Passaporte Para Liberdade", que estreia dia 20 de dezembro, em oito capítulos, de segunda a quinta. Esta é a primeira coprodução da emissora com a Sony.
A trama aborda a vida de Aracy de Carvalho, que nunca fez questão de estar à frente dos holofotes. Pouco conhecida no Brasil, e muitas vezes lembrada apenas como mulher do escritor João Guimarães Rosa, Aracy é protagonista de sua própria vida e personagem-chave de tantas outras. Ela superou barreiras para ajudar famílias judias a escaparem da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
Nas primeiras chamadas, entretanto, a voz da atriz global está bem diferente da que o público se acostumou a ouvir nas novelas. Para exibição inédita na TV aberta, a protagonista será dublada por outra profissional. “Num tempo em que muitos se calavam, eu agi em silêncio em nome do que eu acreditava”, diz Aracy de Carvalho, personagem de Sophie Charlotte dublada por Carol Valença (de 'Supergirl'), no anúncio da série.
Além de Sophie, Rodrigo Lombardim, Tarcísio Filho, João Cortês e outros integram a série com autoria de Mario Teixeira e direção artística de Jayme Monjardim.