Mesmo quem não entende de moda deve ter ouvido falar, de Costanza Pascolato, um dos maiores nomes do mercado nacional. Mas talvez não tenha escutado o nome de Luiza Brasil, que é quem comanda o conteúdo do site de uma das consultoras de moda mais famosa do país.
A carioca, responsável pelo famoso perfil Mequetrefismos, no Instagram, chama atenção por onde passa pelo estilo inconfundível, inspirado principalmente na cultura black.
“Sou adepta do “nunca diga nunca” na moda. Mas, confesso, que tenho resistência com a estampa camuflada. Se tivesse que definir meu estilo, diria que é Brasil global: mix do cosmopolita com elementos da identidade nacional”, argumenta ela. Formada em Comunicação pela PUC-Rio, Luiza começou a trabalhar com moda em 2008. Anos depois, em 2012, foi para São Paulo em busca de novas oportunidades, foi quando começou a trabalhar para Costanza.
Segundo ela, a identificação com a parte escrita da moda sempre existiu, questões como representatividade e valorização da cultura negra surgiram naturalmente ao notar uma carência no segmento. “Temos muito o que evoluir na questão da presença negra na moda, não só dos modelos, mas em toda a cadeia. Estilistas, produtores, diretores criativos. Em todos os pontos precisam de pessoas negras para contar sobre apropriação cultural, que é uma coisa que existe para caramba. As pessoas brancas acham que têm propriedade para falar sobre um assunto e não tem”, explica.