Geral

Ômicron é responsável por 58% dos casos de Covid no Brasil

Claudivino Antunes/ Prefeitura de Aparecida
Aparecida segue fazendo testagem para variante ômicron

A variante ômicron já é responsável por 58,33% dos casos de Covid-19 no Brasil. Os dados são do projeto Our World in Data, mantido por pesquisadores da Universidade de Oxford. Além da ômicron, o Brasil tem também transmissão da variante delta, que representa 41,67% dos casos.

Os números correspondem a todas as sequências analisadas até duas semanas antes de 27 de dezembro.

Em 29 de novembro, pouco depois da África do Sul anunciar que havia detectado uma nova cepa do coronavírus, 0,16% dos casos brasileiros eram da variante. A percentagem subiu para 2,85% em 13 de dezembro e cresceu de forma vertiginosa até atingir os 58,33% do fim do último mês.

O número de casos da ômicron no Brasil pode ser ainda maior. O país está os piores em acompanhamento de casos –é o 85º do mundo no ranking do Our World in Data de testes por 1.000 habitantes.

A variante está fazendo com que os índices de infecções pelo coronavírus subam em todo mundo. A ômicron é responsável por 95,91% dos casos no Reino Unido, 93,85% na África do Sul, 85,11% na Argentina, 80,34% na França e 80% nos EUA.

Depois da detecção da cepa, ao menos 70 países tiveram recorde de casos na pandemia. Para 34 dessas nações, o pico de casos da pandemia foi naterça-feira (4).

A Europa é o continente com mais países que tiveram ápice de casos depois do surgimento da ômicron: 29. Na África, 23 países estão nessa situação. Leia mais nesta reportagem do Poder360.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os dados disponíveis até o momento indicam que a ômicron provoca sintomas menos severos que as demais cepas.

Abdi Mahamud, epidemiologista da organização, disse na terça-feira (4), segundo as pesquisas, a cepa tem maior probabilidade de infectar a garganta que os pulmões. Com isso, a ômicron se torna mais transmissível, mas menos mortal.

Nações que identificaram a variante há mais tempo, como África do Sul e Reino Unido, podem já ter atingido o pico de contaminações –ou caminham para a estabilidade.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI