Geral

Adaga de faraó egípcio veio do espaço, conclui estudo arqueológico

REPRODUÇÃO/Meteoritics & Planetary Science

Um estudo publicado em uma revista científica comprovou que a adaga encontrada no sarcófago (túmulo do Egito Antigo) do rei Tutancâmon é feita de um metal existente fora desse planeta.

Isto mesmo que você leu: o punhal veio do espaço.

Uma análise feita com modernos equipamentos teria revelado que o metal utilizado para a construção do objeto é proveniente de um meteorito. A confirmação comprova uma antiga lenda de um “ferro que caiu do céu” e pode ainda desvendar mistérios relacionados à evolução das forjas de metais.

A peça fica exposta no Museu Egípcio do Cairo. Ela foi descoberta em 1925, na época descrita como uma “adaga de ouro altamente ornamentada com botão de cristal”.  Pesquisadores de duas universidades da Itália e do museu participaram do estudo.  

Além da composição do material, foi avaliada a possibilidade de encontrar a fonte do metal. Segundo os pesquisadores, no raio de dois mil quilômetros ao redor do Mar Vermelho há resquícios de 20 meteoritos ferrosos, considerados pelos antigos egípcios como mensagem divina enviada pelos céus.  

Além da adaga, o sarcófago de Tutancâmon continha ainda um amuleto produzido com vidro de sílica de deserto, formado pelo impacto de meteoritos ou cometa nas areias do deserto. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI