Bastou uma frase dita pelo marido durante uma discussão, para que a advogada e artesã boliviana Ingrid Vaca Diez tivesse a ideia de construir moradias usando material reciclável. “Dá pra construir uma casa com esse monte de PET”, disse o marido em tom de ironia e Ingrid levou a sério.
O projeto recebeu o nome de Casa de Botellas e, ao todo, a artesã já construiu com a ajuda de voluntários mais de 300 casas, inclusive dos futuros moradores que, segundo Ingrid, é para garantir que deem valor à moradia.
Entre os países beneficiados com o trabalho estão as famílias da Bolívia, Argentina, México, Uruguai e Panamá. Construir no Brasil também está nos planos da artesã, que enxerga o país como uma fonte da principal matéria prima necessária na confecção das casas: as garrafas PETs. De acordo com o site, a primeira casa construída por Ingrid teve 170m2 e nela foram utilizadas 36 garrafas.
Além do material plástico, garrafas de vidro, cimento, cal, areia, cola, sedimentos, resíduos orgânicos, aros e glicose tembém são necessários.
Para entregar a casa pronta para ser habitada, Ingrid conta ainda com a ajuda de donativos em mobília para os novos moradores dos lares.
Veja fotos do projeto: