Após a chuva forte no final da tarde desta segunda-feira (28), o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) emitiu alerta de risco potencial de tempestade para esta quarta-feira (30). A chuva de segunda-feira provocou a queda de 78 árvores e deixou bairros sem energia, em Goiânia.
Segundo o órgão, nesta segunda-feira (28), os bairros da região noroeste e leste da capital foram os mais afetados pela tempestade, que registrou até 48,6mm de volume de chuvas e rajadas de ventos em torno de 60 km/h. Na noite desta terça-feira (29), outro temporal caiu na região metropolitana.
O gerente do Cimehgo, André Amorim explica sobre o alerta para quarta-feira (30). “O risco de tempestade é a possibilidade delas acontecerem. Tudo é modelagem, como ontem ocorreu, o modelo enxerga que amanhã (quarta) essas chuvas fortes podem voltar a acontecer. Nas regiões Centro/Sul e Oeste do estado há maiores chances dessas tempestades acontecerem”, afirmou.
Além disso, o boletim meteorológico explica que essas tempestades são reflexos da combinação do calor com a umidade, que favorece a formação de áreas de instabilidade em várias regiões. “Teremos pancadas de chuvas isoladas acompanhadas de rajadas de vento, raios e eventualmente granizo”, descreve.
A previsão traz que nesta quarta-feira (30) o volume de chuva poderá chegar a 40 mm. “A temperatura máxima pode chegar aos 30ºC e umidade relativa do ar variando entre 50% a 95%”, informa. As mínimas esperadas são de até 17ºC na região Sudoeste, Leste e Sul.