Aparecida de Goiânia amplia a partir desta quinta-feira (18) o número de postos de vacina contra a Covid-19 para atender, além das demandas de primeira e segunda doses, as aplicações de reforço em pessoas acima dos 18 anos. Agora, as doses contra a doença causada pelo Sars-CoV-2 estão disponíveis em todos os postos e não é necessário agendamento.
A coordenadora de imunização da Secretaria de Saúde de Aparecida, Renata Cordeiro, explica que a aplicação do reforço contra a Covid-19 não será escalonada, mas que a decisão foi atender toda a demanda que chegar aos postos dentro do prazo de cinco meses da D2.
“Como houve esse escalonamento no começo da campanha, entendemos que conseguiremos atender essas pessoas sem a necessidade de fazer essa separação agora. Se o morador tem os cinco meses da última dose, basta procurar um dos postos com os documentos pessoais e o comprovantes das primeiras doses.”
Os cinco meses foram definicos como intervalo mínimo entre a segunda dose e o reforço, independentemente do tipo de imunizante recebido na primeira aplicação, se Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac. Antes, apenas idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde estavam autorizados a receber a terceira dose em Aparecida. Agora, qualquer pessoa que tenha recebido a D2 até 16 de junho pode procurar um dos postos para receber a dose de reforço.
Por enquanto, a cidade ainda não aplica reforço em quem recebeu a vacina Janssen porque aguarda, assim como todas as outras cidades, as orientações do Ministério da Saúde. A coordenadora ainda explica que, quem não tem mais o comprovante, pode baixar o registro pelo aplicativo do Governo Federal ConectSUS. “Caso necessário, fazemos outro cartão. O importante é procurar os postos.”
Antes as vacinas contra a Covid-19 estavam disponíveis em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e agora elas estarão nas 37 UBSs até as 16 horas. Nesses locais, apesar de não haver agendamento, caso exista grande demanda, poderá ocorrer distribuição de senhas. O drive da Cidade Administrativa e a Central de Imunização também continuam ofertando as doses e o reforço até as 18 horas. Os drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades deixam de funcionar.
Para primeira dose, a cidade atende qualquer pessoa acima de 12 anos. Além dos documentos pessoais, menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável. Para segunda dose, levar documentos, cartão de vacina e estar no prazo para receber a D2.
Aplicação segue em Goiânia
A aplicação da terceira dose, ou dose de reforço, prossegue nesta quinta-feira (18) em Goiânia para pessoas com 50 anos ou mais. Além da idade, o outro critério é que elas tenham recebido a segunda dose há, pelo menos, cinco meses. Só podem receber o reforço quem está com os esquemas da Pfizer, AstraZeneca e Coronavac.
De acordo com o cronograma da Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS), na sexta (19) começa o reforço para quem tem a partir de 40 anos. Na segunda-feira (22), é a vez da população com 30 anos ou mais e, na quinta (25), o reforço chega para todos a partir de 18 anos de idade.
A estimativa da SMS é de que 163 mil pessoas já estejam elegíveis para receber a terceira dose, que será exclusivamente da Pfizer, única fabricante aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse tipo de uso. Ao fim desse escalonamento inicial, todos os adultos que completarem cinco meses da segunda dose poderão procurar um dos 61 postos de saúde da capital, além do Clube da Caixa, no Setor Bueno, e o drive do Passeio das Águas Shopping.