O artista plástico Fábio Gomes, de 30 anos, decidiu homenagear o influenciador curitibano Jesse Koz e seu cão da raça golden retriever, o Shurastey, ao eternizar os dois em um mural no município de Trindade. Gomes, que já teve trabalhos reconhecidos por artistas como Taís Araújo e Viola Davis (de How to get away with murder), relata que a ideia partiu de sua comoção com a história de Jesse e Shurastey – mortos em um trágico acidente nos EUA.
Gomes é natural do Mato Grosso, mas há mais de 10 anos adotou Goiás como seu lar. O artista relata que conheceu recentemente a história do influenciador brasileiro e seu cachorro, que viajavam o mundo em um fusca. Ele revela ter ficado tocado pelo final trágico dos dois, quando decidiu usar seu dom para homenageá-los.
“A ideia surgiu através de seguidores. Tinha uma seguidora que tinha ele [Jesse] como inspiração e estava montando o mesmo projeto de viajar o mundo. Ela me ligou muito emocionada e me comoveu. Comentei que a história dele até merece um filme”, diz.
O artista, que era servente de pedreiro antes de começar a pintar, revela que começou os preparativos do mural no último sábado (28) juntamente com sua esposa, que também é artista. O desenho realista foi riscado no domingo e deve ficar pronto ainda nesta terça-feira (31).
“Meu objetivo foi eternizar a memória dele”, comenta Gomes, que revelou ter recebido mensagens inclusive da tia de Jesse, que tomou conhecimento do mural.
Além das imagens de Jesse, Shurastey e o famoso fusca, a pintura traz uma frase do influenciador que marcou Gomes: "A morte nos rodeia e nós nem nos damos conta, vamos sobrevivendo dia após dia e não percebemos que estamos morrendo. Que tal viver algo intenso e real que te traga felicidade?".
Reconhecimento internacional
Os trabalhos de Fábio Gomes ganharam reconhecimento nacional e internacional. Em janeiro de 2021, o artista foi surpreendido após a atriz Taís Araújo compartilhar a foto de um de seus painéis feitos em Trindade.
“Como acordar, ver uma homenagem linda dessas e não ter um bom dia? Não tem como! @fabiogomestrindade eu AMEI”, escreveu Taís na época, se referindo a um retrato realista dela.
No ano anterior, em 2020, Gomes também ganhou reconhecimento, dessa vez pela atriz norte-americana Viola Davis. A mulher compartilhou a foto de uma painel que leva sua imagem e comentou: “Honrada”.
O reconhecimento dos seus trabalhos o levaram, inclusive, para fora do País. Gomes relata já foi até para a Arábia Saudita, com todas as despesas pagas, para divulgar sua arte.