Geral

Asteroide classificado ‘potencialmente perigoso’ pela Nasa vem em direção à Terra a 107 mil km/h

Hubble Space Telescope / ESA

A Nasa está observando atentamente um asteroide que vem em direção à Terra e que foi classificado como “potencialmente perigoso”.

O corpo celeste, que foi nomeado 2002 AJ129, está atualmente avançando para a Terra com uma velocidade de 107 mil km/h e deve passar próximo do nosso planeta no dia 4 de fevereiro.

A agência espacial americana deu ao asteroide o status de "potencialmente perigoso" como sempre faz quando um corpo celeste passa a menos de 7,5 milhões de quilômetros da órbita do nosso planeta e que tem dimensões maiores do que 140 metros — no caso, o 2002 AJ129 possui 1,12 quilômetros de largura e passará a 4,2 milhões de quilômetros da Terra. Felizmente, isso mostra que as chances dele bater no nosso mundo é praticamente nula.

Grande estrago

Mas e se um corpo celeste deste tamanho atingisse a Terra? Uma pesquisa feita em 2016 descobriu que, se um asteroide dessas proporções caísse no planeta, poderia gerar uma nova era de gelo, com temperaturas caindo para 8 ° C em todo o mundo.

Este efeito duraria vários anos, tornando a Terra um lugar mais escuro, seco e frio. Além disso, só a poeira criada pelo impacto levaria até seis anos para abaixar e sair da atmosfera.

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI