Desde que a figurinista da TV Globo Susllem Tonani escreveu um desabafo denunciando o ator José Mayer por assédio sexual, o assunto teve diversos desdobramentos. A princípio, o ator negou a afirmação. No dia seguinte foi suspenso da TV Globo por tempo indeterminado. Ontem (4), ele admitiu ter passado dos limites e escreveu uma carta pública pedindo desculpas e se justificando. As críticas à Mayer vieram de todos os lados. Homens e mulheres, crianças e adolescentes. Mas houve também quem achasse a punição ao ator desmedida.
Durante a festa de lançamento de “Os Dias Eram Assim”, próxima supersérie das onze da TV Globo, o ator Caio Blat, que viverá o jovem idealista Túlio, saiu em defesa de José Mayer. Segundo disse à Glamurama, não há necessidade para tamanha repercussão.
“José Mayer é uma pessoa que a gente conhece. A declaração que ele deu hoje foi brilhante. A forma como ele se colocou foi perfeita. Ele não representa ameaça a ninguém. Fez uma brincadeira fora de tom, e na presença de outras pessoas. Não houve intimidação”, disse o ator.
Questionado se ele teria a mesma opinião se a mulher do episódio de assédio fosse sua mulher, Maria Ribeiro, Caio tratou o assunto com normalidade.
Na última terça-feira (4), o ator José Mayer, acusado de assédio sexual pela figurinista Susllem Tonani, escreveu uma carta pública em que se desculpava pelo episódio e justificou ter nascido em outra época, onde as brincadeiras abusivas eram consideradas normais.
“A Maria passa por isso diversas vezes, me conta. Ainda faz parte da nossa cultura”, justificou o ator.
Na internet, Caio tem sido acusado de machismo ao defender o colega de profissão José Mayer. Veja algumas críticas à atitude de Caio:
José Mayer tocou vagina de Su.
— Lola Aronovich (@lolaescreva) 5 de abril de 2017
Assediou durante 8 meses.
Chamou de vaca.
Mas Caio Blat acha q ñ houve intimidaçãohttps://t.co/ZrXUnCaDGf
Ô, Caio Blat, "brincadeira" é qdo duas pessoas se divertem. Se somente uma acha graça isso tem outro nome. No caso, assédio. Vê se aprende.
— Elika Takimoto (@elikatakimoto) 5 de abril de 2017
Caio blat, falando que assédio é normal, haaaam, como assim? que ridículo, mexeu com uma mexeu com todas, sem assédio!
— 19/05 (@Browpinga) 5 de abril de 2017
Tão abominável quanto um homem que assedia mulher é outro homem tentando defender o assediador homem. Caio Blat, apenas: não.
— Bruno Sanches (@brunochair) 5 de abril de 2017