Depois de ter o carnaval suspenso este ano, por causa das restrições em consequência da pandemia da Covid-19, Caldas Novas voltará a ter a festa em 2021. A confirmação é do secretário de Turismo do município, Daniel Ribas. A programação ocorrerá do início de fevereiro até a primeira semana de março. O tema será “Carnaval Antigo”.
A festa terá dois blocos por semana, sempre às terças e sextas-feiras, que serão acompanhados por um trio elétrico que tocará apenas marchinhas. O trajeto completo tem apenas 1,5 mil metros, entre as praças Mestre Orlando e Quatro Rodas, onde haverá apresentação musical. A Prefeitura ainda negocia com a Banda Casanova, que é da região. “A intenção é que seja um carnaval de família, com crianças e idosos, como é a tradição de Caldas Novas”, diz o secretário de Turismo.
Os blocos serão organizados em parceria com os empresários de Caldas Novas que atuam no setor. Cada hotel participante terá o abadá próprio para os hóspedes, que dará direito à participação. A estimativa é de que, a cada dia, participarão entre 4 mil e 5 mil pessoas. Nesta semana, o prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, assinou decreto liberando eventos de qualquer natureza com mais de 1 mil pessoas no município - limite que estava em vigor.
Além dos blocos, será montada uma Vila Gastronômica na Praça Quatro Rodas. Antes da pandemia, Caldas Novas recebia cerca de 130 mil turistas durante o carnaval. “A expectativa é superpositiva (para 2022), pois nenhum destino turístico nacional teve uma retomada tão ágil quanto Caldas Novas”, diz Ribas.
Verão Sertanejo
O reaquecimento do calendário de eventos em Caldas Novas não se limita ao carnaval. No dia 3 de dezembro, o município abrirá o Natal das Águas Quentes, com a inauguração da iluminação natalina na praça Mestre Orlando. No local, haverá apresentações de música sertaneja e natalina duas vezes por semana, conforme os pacotes de estadia mais comuns na cidade: um com estadia de quinta a domingo e outro de domingo a quinta.
Em decorrência da pandemia, o evento será concentrado no local, mas o projeto é para que, a partir de 2022, seja realizado um Natal de 90 dias. A ideia, segundo o secretário Daniel Ribas, é tornar Caldas Novas uma referência no período, com inspiração em Gramado, no Rio Grande do Sul.
Outro grande evento programado para os próximos meses em Caldas Novas é o Verão Sertanejo, organizado pela iniciativa privada. Serão dois dias de shows, 7 e 8 de janeiro do ano que vem, no Lago Termas Parque. A lista de artistas que se apresentarão tem Gusttavo Lima (que fará, neste sábado, o primeiro grande show em Goiânia desde o início da pandemia), Xand Avião, Tierry e Zé Vaqueiro, entre outros.
Os ingressos, inclusive, já estão à venda, com valores que começam R$ 290 (individual) e R$ 3,5 mil (mesas). “Será um show com a proporção de um Caldas Country”, afirma Daniel Ribas.
Decreto
A realização de grandes eventos em Caldas Novas foi viabilizada por decreto publicado no fim de setembro. A partir dele, ficam liberados eventos artísticos e sociais com até 75% da ocupação do local. Público, artistas e equipe de organização terão de apresentar comprovante de que concluíram o calendário vacinal (seja com vacina de dose única ou dupla) ou teste negativo para Covid-19, seja do tipo rápido ou RT-PCR, feito até 48 horas antes do evento. Em relação aos hotéis, a ocupação máxima permitida atualmente é de 70%. O município tem 64 mil leitos disponíveis.
Município tem 46% da população imunizados
A programação de grandes eventos em Caldas Novas ocorre com 46% da população completamente vacinada (com uma ou duas doses, de acordo com o imunizante utilizado), o que equivale a 67,2 mil pessoas. Tomaram apenas a primeira dose, até agora, 75% dos adultos, ou 41,2 mil pessoas. Os dados são do painel da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO).
O decreto sanitário em vigor prevê a liberação de 100% da capacidade dos locais que recebem público. De acordo com o secretário de Turismo Daniel Ribas, nesta quinta-feira (21), não havia nenhuma pessoa internada com Covid-19 no município. “Temos cerca de cem casos ativos, mas todas as pessoas estão sendo acompanhadas em casa”, afirma. De janeiro a março, por vários dias o município atingiu 100% de ocupação nos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para pacientes com Covid-19.
Desde o início da pandemia, o município já registrou 12,8 mil casos de infecção pelo coronavírus Sars-CoV-2. Destes, 299 morreram. Caldas Novas está na região da Estrada de Ferro. Conforme o último Mapa de Calor da SES-GO, a região está hoje em estado de alerta para a Covid-19. A expectativa da Prefeitura é que os indicadores estejam ainda melhor no início do ano que vem, o que pode possibilitar uma maior flexibilização das atividades turísticas.