Pode até parecer notícia repetida, mas não é. O calor bateu mais uma vez recorde em Goiânia em 2017. Segundo o site Climatempo, a temperatura máxima neste sábado foi de 39,2°C. Esta foi a temperatura mais alta em Goiânia desde 22/10/2015 quando a máxima alcançou 39,9°C.
Nesta primeira quinzena de outubro, essa é a quarta vez que o recorde de calor em 2017 foi batido na capital. O recorde de calor anterior para 2017 era 38,5°C, em 12 de outubro.
As temperaturas foram registradas às 15 horas. Estes valores poderão ter um acréscimo na leitura oficial da temperatura máxima que será feita às 21 horas.
Em 2015, Goiânia registrou 40,0°C duas vezes, nos dias 15 e 18 de outubro.
Vem chuva
Uma boa notícia para quem não aguenta mais esta onda de calor em Goiânia. Segundo o site Climatempo, o domingo (15) na capital começa com céu entre nuvens e tem a previsão de sol e aumento de nuvens de manhã. Durante o período da tarde e da noite pancadas de chuva são aguardadas na cidade.
A precipitação estimada é de 5 mm (80%) com o dia tendo temperatura máxima de 38°C e mínima de 19°C. Os ventos chegarão a 7 km/h, considerado a maior velocidade para o dia e a direção mais comum será ESE (Lés-sudeste). O índice de raios ultravioletas estarão em níveis considerados extremos. Umidade relativa do ar ficará entre 65% e 15%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.
A chuva pode voltar a Goiânia devido ao afastamento de uma massa de ar seco que ganhou força nos últimos dias no interior do Brasil e que deu entrada a uma grande frente fria sobre o país.
Alerta de perigo
Apesar da possibilidade de chuva, o Inmet decretou alerta de baixa umidade e de uma onda de calor que está deixando a temperatura 5ºC acima da média, ambos com grau de severidade de perigo para até o fim deste domingo.
Há o risco de incêndios florestais e danos à saúde como o ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.
As recomendações são que se beba bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas, e não se expor ao sol nas horas mais quentes do dia.
Segundo o Inmet, a mudança no clima no fim de semana será breve, e a previsão é que o calor só diminua mesmo a partir da segunda quinzena de outubro.
Outra capitais
As capitais Belo Horizonte e Brasília esquentaram ainda mais na tarde de 14 de outubro e bateram o recorde de calor para 2017.
Belo Horizonte registrou a tarde mais quente deste ano com a temperatura máxima de 33,6ºC, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior era 33,4ºC no dia 2 de janeiro.
Em Brasília bateu o recorde de calor pelo segundo dia consecutivo. A temperatura máxima foi de 34,4°C superando os 34,1°C registrados no dia 13 de outubro.
A temperatura máxima deste sábado em Brasília foi a mais alta desde 16/9/2016 quando fez 34,6°C. Mas para um dia de outubro, foi a temperatura mais elevada desde 22/10/2015 quando a máxima alcançou 35,8°C.