Geral

Calor pode chegar a 43ºC em Goiás até sexta-feira

Fábio Lima

Institutos e empresas metereológicos alertam para um calor histórico no Brasil esta semana, com temperaturas acima de 40° em Goiás. Uma condição que pode ser prolongada até o dia 10 de outubro. Chuvas para molhar a terra e aliviar a temperatura somente na segunda quinzena de outubro. 

Em alerta, nesta segunda-feira (28), a empresa gaúcha Met Sul Metereologia informou que “há possibilidade que sejam quebrados recordes absolutos de temperatura máxima em algumas cidades e que as marcas figurem entre as mais altas já registradas em décadas em algumas regiões”.

A Met Sul cita as regiões Centro-Oeste e Sudeste como as que serão mais afetadas pelos efeitos da grande massa de ar seco e quente que cobre o Brasil Central. 

“O episódio de calor pela sua dimensão e intensidade recordará eventos extremos de temperatura alta e ar seco que costumam atingir a Califórnia e Austrália”, diz o alerta. Será um evento extraordinário de calor, afirma a MetSul, que diz se tratar de uma “gigante bolha de ar quente”, uma cúpula de calor em que uma área de alta pressão em altitude gera movimentos descendentes na atmosfera com calor extremo e tempo muito seco. 

43ºC 
O calor será muito intenso ainda no Sul de Goiás. As máximas projetada pelo modelo norte-americano GFS chegam a 41ºC a 43ºC. Em Goiânia, a previsão é de 39ºC nesta terça-feira (28) e 37ºC na quarta (29), quinta-feira (30) e sexta-feira.

Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás (Semad),

André Amorim, confirma a onda de calor nos próximos dias “devido a um bloqueio atmosférico que impede as frentes frias de se aproximarem da região central e que vai fazer as temperaturas ficarem elevadas por uma sequência de dias”.

Conforme o meteorologista não há prognóstico de precipitação pelos menos até o dia 10 de outubro e chuvas, com maior índice pluviométrico, somente na segunda quinzena de outubro. “Será um forno, com temperaturas altas e umidade relativa do ar baixa”. De acordo com o Climatempo, “a nebulosidade e a chuva já diminuíram. O calor vai aumentar cada vez mais nos próximos dias”.

Reprodução
Previsão da MetSul para o dia 2 de outubro
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI