O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil dividiu a opinião dos internautas ao lançar a campanha ‘Gente Boa Também Mata’. A propaganda da Operação Rodovida, tinha como objetivo chamar a atenção dos motoristas que dirigem ao celular, embriagados, acima da velocidade permitida, entre outras má condutas não permitidas pela Lei. No entanto, provocou certa repulsa ao exemplificar as situações.
“Quem resgata animais na rua pode matar. Não use o celular ao volante. Gente boa também mata”, diz uma das peças publicitárias em que uma jovem aparece carregando um cachorro nos braços.
Em outra, a peça faz referência a um bom aluno. “O melhor aluno da sala pode matar. Querer chegar um pouco antes pode pôr tudo a perder. Gente boa também mata. Obedeça os limites de velocidade".
O governo lançou a campanha por meio de vídeo em sua página do Facebook e distribuiu outdoors em diversas cidades do País, dividindo opiniões.
Houve quem achasse a propaganda de mau gosto e reprovasse a atitude, como o deputado federal e ambientalista Ricardo Tripoli (PSDB-SP).
Sobre a campanha do Ministério dos Transportes, informo que já solicitei a retirada dessa publicidade das ruas. Seguimos vigilantes! pic.twitter.com/pam2hHCxgV
— Ricardo Tripoli (@ricardotripoli) 2 de janeiro de 2017
ATENÇÃO: Se você salva animais saiba que você é um assassino! Afinal gente boa também mata. pic.twitter.com/LtD6fk3pqA
— JenioQuadros (@JenioQuadros) 2 de janeiro de 2017
AI QUE HORROR ESSE COMERCIAL ELE TAVA TODO FOFINHO E NO FINAL "GENTE BOA TAMBEM MATA" AI QUE?
— Jubilanisvisk (@mamutenho) 29 de dezembro de 2016
Já outros entenderam a proposta e apoiaram a iniciativa.
Bah q baita propaganda passou agora. Sobre dirigir e responder mensagem no celular ao mesmo tempo. Boa, boa! "Gente boa também mata"
— Anderson Eloy (@and_eloy) 2 de janeiro de 2017
Gostei da campanha...Muita gente boa perdendo a vida por imprudência...Gente Boa Também Mata pic.twitter.com/fybmjDtPJB
— R&n@t0 F&RN@ND&$ (@UmCaraRUDE) 3 de janeiro de 2017