Geral

Campos Belos de Goiás tem surto de diarreia por contaminação na água

Divulgação
Amostra contendo bactérias encontradas na água, vista através de microscópio

Um surto de diarreia está acontecendo em Campos Belos de Goiás por causa de uma bactéria encontrada na água de poços artesianos em casas da cidade. De acordo com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES), há uma investigação para saber onde está a cadeia de transmissão para que seja bloqueada.

As secretarias atuaram para identificar as possíveis fontes de contaminação e amostras de água de poços artesianos feitos por moradores apontaram a presença da bactéria Escherichia coli, que indica contaminação fecal.

De acordo com o que foi investigado, a suspeita é que fossas irregulares tenham contaminado o lençol freático. Esses buracos são feitos de qualquer maneira, para depositar fezes e outros dejetos.

Segundo a Semad, a Doença Diarreica Aguda (DDA), que contaminou os moradores de Campos Belos, é causada por microrganismos infecciosos, através do consumo de água e alimentos contaminados.

A Semad disse ainda que os poços precisam ter uma autorização que garanta o uso da água de maneira correta e segura. Essa autorização, chamada de Outorga, deve ser feita por todos os proprietários de poços artesianos. Para solicitar a outorga, o proprietário precisa entrar no sistema Web Outorga, no site da Semad.

A Secretaria de Meio Ambiente informou também que Saneago ofereceu apoio técnico para fazer o tratamento da água dos poços artesianos de Campos Belos. Depois a água deve ser monitorada de forma constante para evitar riscos à saúde.

 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI