Goiás registrou uma nova alta nos casos de varíola dos macacos. Segundo os dados do último boletim Informe Monkeypox, divulgado nesta quinta-feira (18) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), o número de confirmações da doença saltou de 121 para 136 nas últimas 24 horas.
Os 15 novos casos foram registrados em Goiânia, que saltou de 95 contaminados para 107, Inhumas, que avançou de um para três, e Planaltina, que saiu de um para dois. Houve alteração também no número de suspeitos: de 286 contabilizados na quarta-feira (17) para 292 registrados no boletim mais recente, totalizando seis novos em investigação.
Ainda na terça (16), a SES-GO confirmou os primeiros casos de varíola dos macacos em idosos e crianças no estado. A faixa etária, que até segunda-feira (15) estava entre 20 e 47 anos, passou para 9 e 64 anos.Em Goiás, a doença contaminou 133 homens e três mulheres.
Prevenção
A varíola dos macacos é transmitida por contato com fluidos corporais, lesões na pele ou mucosa, objetos contaminados ou gotículas respiratórias. Os principais sintomas incluem dor de cabeça, febre, inchaço nos gânglios, dor nas costas, dor muscular e exaustão.
Para prevenção, a SES-GO recomenda o uso de máscaras em locais fechados, álcool em gel e o não compartilhamento de objetos pessoais. Deve ser evitado também o contato próximo com pessoas que tiveram suspeita da doença.