Um novo estudo, publicado pelo portal de notícias AsiaOne, afirma que chorar pode ajudar na perda de peso. A ciência por trás dessa afirmação é que, quando a gente chora, o corpo libera o hormônio cortisol, que em níveis mais elevados pode ajudar na queima de gordura.
A constatação ainda se baseia nos estudos do famoso bioquímico William Frey, considerado um "especialista em lágrimas. Segundo as constatações dele, o choro provocado por stress ou emoções fortes ajuda a expelir substâncias toxicas do corpo, o que também é bom para o emagrecimento.
Estudos também apontam que entre 19h e 22 horas seria o melhor horário para chorar porque a liberação de cortisona está no seu no pico.
Mas para as pessoas de "coração de pedra", é importante ressaltar que será difícil desfrutar dos benefícios do choro para a perda de peso. Isso porque as reações que ajudam no emagrecimento só acontecem quando as lágrimas forem genuínas, ou seja, induzidas por motivos emocionais. Cortar cebola, neste caso, não vai adiantar.
Cientistas classificam que existem três tipos de lágrimas: basais, reflexivas e emocionais.
A lágrima basal é a mais corriqueira, responsável por manter os olhos hidratados e livres de sujeira. A Reflexiva surge após irritação nos olhos, pela presença de partículas ou substâncias irritantes no ambiente. E a última, a emocional, é provocada por sentimentos e emoções do indivíduo como dor, stress, tristeza e felicidade. Apenas o último pode ajudar na perda de peso.
O ato de chorar, em si, queima poucas calorias. Em situação normal, os músculos cardíacos queimam 8 ,5 calorias por hora, mas esse número é elevado em situações de stress.