A capital do estado vai ser transferida para a cidade de Goiás durante as comemorações do 295º aniversário do município. No dia 25 de julho, dia da fundação da cidade, o município será a sede simbólica do Poder Executivo estadual.
A transferência da capital foi publicada em decreto estadual do dia 15 de julho e já está em vigor. A passagem de sede não acontecia há 2 anos em virtude da pandemia de Covid-19. O documento também faz menção ao feriado de fundação da cidade, na próxima segunda-feira (25).
História
Fundada em 1729, por Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera, Goiás recebeu primeiro o nome de Arraial de Sant’ Anna e, mais tarde, Vila Boa de Goyaz. Por fim se tornou Goiás, mas carinhosamente ainda é chamada de Goiás Velho.
Com a criação da Capitania de Goiás, o primeiro governador, dom Marcos de Noronha, criou o “Estado mínimo”. A vila então se tornou capital da comarca e permaneceu assim até enfrentar o fim da época do ouro, quando a população ficou reduzida e migrou para atividades voltadas para agropecuária.
Pedro Ludovico Teixeira foi o responsável por transferir a capital do estado da cidade de Goiás para Goiânia.