A chuva tão desejada voltou a dar “o ar da graça” em Goiás, na tarde desta quinta-feira (23). Pancadas isoladas e rápidas foram registradas em alguns municípios da região Norte do Estado. Em São Miguel do Araguaia, o índice registrado foi de 62 milímetros, em pontos distintos do município. Na Chapada dos Veadeiros também houve registro de chuvas leves e irregulares e em pontos de São Domingos, próximo do Parque Estadual de Terra Ronca, os milímetros variaram de 5 a 11. Para o fim de semana a previsão é de novas pancadas de chuvas isoladas.
Gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que a princípio a previsão de chuva era para as regiões Central, Leste e Sudeste de Goiás, mas no período da tarde o surgimento de convergência de umidade no Centro-Sul do Tocantins criou sistemas convectivos, que são as chuvas que aparecem e vão embora rápido podendo deixar estragos.
A chuva que caiu no Tocantins influenciou no aumento de nebulosidade em Goiás e aliada a isso a frente fria que estava subindo sentido ao oceano também projetou umidade para o Estado. A presença de chuva reflete em uma leve redução das temperaturas máximas e em uma melhora da umidade relativa do ar.
Os sistemas convectivos também estão atuando no Mato Grosso e em partes da Amazônia gerando chuvas, aumento de nebulosidade e transporte de umidade para o Estado. A junção destes eventos está formando um corredor com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas. Essas chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, raios e, ocasionalmente, granizo.
Veja os índices registrados:
Arauanã – 4,8 milímetros
Bandeirantes – 21 milímetros
Flores de Goiás – 1 milímetro
Itapaci – 1,6 milímetros
Minaçu – 5 a 37 milímetros
Niquelândia – 1.8
Novo Brasil – 5 milímetros
Porangatu – 7 milímetros
São Domingos (próximo do Parque de Terra Ronca) - 5 a 11 milímetros
São Miguel do Araguaia – em alguns pontos chegou a 62 milímetros
Uruaçu – 1,6 milímetro