Tem programação gratuita neste sábado (28), no Cine Cultura, com exibição da 16ª edição do Dia Internacional da Animação (DIA). No roteiro estão doze produções nacionais e cinco internacionais, com sessões a partir das 19h. A mostra também terá espaço na Vila Cultural Cora Coralina, com exibições às 14h.
A Mostra de Animação é realizada anualmente, no mês de outubro, e foi criada em 2002, pela Associação Internacional do Filme de Animação (Asifa), e acontece em mais de 30 países simultaneamente. No Brasil, a data foi adotada em 2004, pela Associação Brasileira de Cinema (ABCA), que coordena nacionalmente o evento com a participação de mais de 200 cidades.
Em Goiânia, o DIA é organizado e coordenado pela MMarte Produções e Na Toca Produções, com apoio da Escola Goiana de Desenho Animado, e da prefeitura.
A Mostra Infantil tem classificação indicativa livre, com início às 14h, na Vila Cultural Cora Coralina. A iniciativa tem parceria com o 7º SAP / Mercado Audiovisual Centro Oeste, com oito filmes na grade, vindos de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pará e Espírito Santo.
São elas: Tardes no Escarafuncha (Fernando Ferreira Garróz), Flores da Macambira (Crianças e adolescentes da comunidade de Macambira/RN – Projeto Animação Ambiental), Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari (Andrei Miralha e Petronio Medeiros), Palavras Mágicas (Carlon Hardt), Lucinéia (Luah Garcia), Os Macurus (Julia Vellutini e Mateus de Jesus), Memórias da Infância (Alunas e alunos da EMEF Manuel Pereira Ramalho/ Ribeirão Vermelho-MG – Projeto Animação IMA) e Anacleto, o Balão (Carol Sakura e Walkir Fernandes). Link com as sinopses: https://diadaanimacao.com.br/filmes-2023/mostra-infantil/.
A Mostra Nacional tem classificação indicativa de 14 anos, e sessões às 19h, no Cine Cultura, com exibição de doze filmes vindos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco e Paraná.
São eles: Azul Royal (Carlon Hardt), Ciranda Feiticeira (Lula Gonzaga e Tiago Delácio), Pressure (Che Marcheti), Plástico Bolha (Toni Soares), Diamantes de Acayaca (Fernanda Roque e Francisco Franco), Egrégora (Etienne Tavares), Estela – A menina Maraguá (Sofy Mazaro), Lucinéia (Luah Garcia), Um findi (Helena Coelho e Rebeca Nigri), Terça, Bar e Bebidas (Beatriz Filizola e Emilli Assis), Metamorfose (Gabrieu Algusto) e Carcinização (Denis Souza). Link com as sinopses: https://diadaanimacao.com.br/filmes-2023/mostra-nacional/.
Já a Mostra Internacional tem classificação indicativa de 12 anos, com sessões às 20h, no Cine Cultura. A Mostra Internacional contará com cinco produções: Take Rabbit (Peter Peake/ Inglaterra), Las Pericpecias de Sir Percival (Becho Lo Bianco, Mariano Bergara e Javier Mrad/ Argentina), Forgotten (Mawrgan Shaw/ Austrália e Canadá), Ana Spud (Ed Foster/ Inglaterra) e Viaje a Marte (Juan Pablo Zaramella/ Argentina). Link com as sinopses: https://diadaanimacao.com.br/filmes-2023/mostra-internacional/.
Serviço: 16º Dia Internacional da Animação - DIA
Data: Sábado (28/10)
Locais de exibição dos filmes: Cine Cultura – Praça Cívica e Vila Cultural Cora Coralina - Rua 3, Centro
Mais informações: http://diadaanimacaogoiania.blogspot.com/ ou @mmarte_producoes (Instagram)
Entrada gratuita
Geral
Cine Cultura exibe mostra de animação gratuita neste sábado
Divulgação
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.