Um projeto cultural que promete encantar e surpreender o público segue até domingo (9) em Catalão. É o CINE GEEK, um cinema itinerante montado em uma carreta com 20 metros de extensão que leva uma experiência cinematográfica única a diversas cidades brasileiras, além de uma exposição de arte bem intrigante.
Com uma super tela de 8X5 metros, o CINE GEEK projeta filmes e desenhos de curta-metragem, totalizando mais de 120 produções de classificação livre. Essas exibições ocorrem ao ar livre, proporcionando uma experiência única e envolvente para todos os espectadores. O evento é gratuito.
Os filmes – com títulos de vários países e baseados em temas como inclusão social, sustentabilidade, meio ambiente e tolerância – foram cuidadosamente selecionados e adequados a pessoas de todas as idades.
Em cada sessão, é apresentada uma seleção diferente de curtas trazendo desde os premiados "Ian", da CGI Ian Foundation, e "Cuerdas", de Pedro Solís García; os independentes, como "Gebonnions", de Aju Mohan, até produções de alunos da escola franco-canadense ESMA (École Supérieure des Métiers Artistiques).
“É uma opção de atividade cultural para quem quer ter uma experiência de cinema, que chega de forma gratuita e democrática”, comenta Sueli Parisi, produtora responsável pelo projeto, que é realizado pela Mosaiky.
EXPOSIÇÃO DE ARTES VISUAIS: Futuro do Pretérito
Além da telona externa, dentro da carreta os visitantes poderão explorar a exposição "Futuro do Pretérito", que apresenta obras inéditas de tecnologias antigas fossilizadas demonstrando diferentes etapas do desenvolvimento tecnológico que precedem os aparelhos que usamos nos dias de hoje.
Essas relíquias como fax, máquina de escrever, telégrafos, aparelhos de telefone de discar, câmeras de vídeo e até secretária eletrônica, despertam memórias saudosas nos mais experientes e o espanto nos jovens que nasceram na era digital.
“É uma realidade de tempos nem tão longínquos apresentados como fósseis que nos permite contemplar o avanço da tecnologia, mas deixa também uma reflexão e sensibilização sobre obsolescência programada”, diz Murillo Denardo, diretor de arte do projeto.
Cada cidade recebe o CINE GEEK por quatro dias consecutivos, permitindo que o público aproveite ao máximo essa experiência cultural única.