O início da semana em Goiás será com temperaturas máximas em elevação e baixos índices da umidade relativa do ar. Porém, a partir de sexta-feira (24) a passagem de uma nova frente fria oriunda do Sul do Brasil pode provocar pancadas de chuvas isoladas e uma melhora da umidade. Em Aragarças, na tarde deste sábado (18), a máxima chegou a 41.1ºC. Já na tarde deste domingo (19), por volta das 14h45, a estação do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) marcou 40.3ºC.
Leia também:
- Baixa umidade? Veja como aliviar os incômodos do tempo seco e temperaturas elevadas
Altas temperaturas também foram registradas em Porangatu (39.2ºC), Cidade de Goiás (39,7ºC), São Miguel do Araguaia (39,1ºC) e Jataí (37,9ºC). Em Goiânia, ontem, a máxima ficou em torno dos 36.6ºC e na tarde de hoje já atingiu 37.7ºC.
Os baixos índices da umidade relativa do ar nos municípios goianos também chamaram a atenção neste fim de semana. Em Goianésia, a umidade atingiu 8% neste sábado e se manteve nesta condição na tarde deste domingo. A umidade também chegou a 8% em Jataí, no Sudoeste goiano, e ficou em torno dos 9% em Itapaci, Cidade de Goiás e Posse. Na capital, o índice está oscilando de 10 a 12% dependendo da região.
O registro de índices abaixo de 10% coloca o Estado em alerta de emergência. Nesta situação entre as orientações estão: interromper qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h, manter os ambientes internos úmidos e suspender coleta de lixo e entrega de correspondências.
Confira os municípios goianos que registraram mínimas da umidade relativa do ar neste fim de semana:
- Goianésia: 8%
- Jataí: 8%
- Aragarças: 9%
- Cidade de Goiás: 9%
- Itapaci: 9%
- Posse: 9%
- Bom Jesus de Goiás: 10%
- Catalão: 10%
- Goiânia: 10%
- Iporá: 10%
- Porangatu: 10%
- Alto Paraíso de Goiás: 12%
- Silvania: 12%