As medidas do governo estadual e da Prefeitura de Goiânia para a contenção da expansão do novo coronavírus (Covid-19) em Goiás, estabelecidas desde a última segunda-feira (16), já reduziu a circulação das pessoas no transporte coletivo metropolitano em até 40%. Em decorrência disso, a operação no sistema vai começar a reduzir e, a partir da manhã desta quarta-feira (18), cerca de 20% das viagens não serão realizadas.
A mudança será um teste, neste primeiro momento, para verificar se a operação será suficiente para atender a demanda, que está em viés de queda, de acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). A expectativa é que as novas medidas do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do prefeito Iris Rezende (MDB) com a suspensão das feiras especiais e redução nos horários de funcionamento de comércios de rua e shoppings, a circulação das pessoas seja ainda menor.
O presidente da CMTC, Benjamin Kennedy Machado explica que em março havia uma demanda média de 522 mil validações por dia útil, mas que na segunda-feira (16) este número já reduziu para 394 mil e a tendência desta terça-feira (17), até o final da tarde, era chegar a cerca de 340 mil validações. “Queremos tomar ações imediatas e não deixar a frota obsoleta também. Já tivemos casos de viagens inteiras com apenas um passageiro.”
A redução no pico da manhã, que é o maior do dia, tem sido entre 24% a 30% e por isso o planejamento é colocar frota para atender acima disso, com 80% do que é feito atualmente. Há preocupação, também, para não aumentar a lotação nos veículos, o que prejudicaria as medidas de combate à disseminação da Covid-19, mas espera-se que, com a redução de demanda, o planejamento seja o suficiente. Nesta quarta-feira (18), no início da tarde, uma nova reunião entre a CMTC e as empresas concessionárias vai definir se o novo planejamento vai continuar ou se haverá uma nova programação a partir de então.
Além disso, na parte operacional, a frota em operação passou a receber desde terça-feira (17) "reforço na limpeza e higienização antes da operação e nas garagens". Na quinta-feira (19), lavadores das empresas concessionárias também passarão a estar nos terminais de ônibus realizando a limpeza e higienização daqueles veículos que estiverem parados nos locais.