No último domingo (6), Faustão causou polêmica ao falar, ao vivo, durante seu programa na TV Globo, que tem “mulher que gosta de homem que dá porrada”. A frase machista causou alvoroço na internet em questões de segundos e foi motivo, também, para que a Rede Mulher e Mídia, coletivo que defende os direitos das mulheres e luta contra a violência doméstica, enviasse uma carta à emissora pedindo direito de resposta no Domingão do Faustão. A informação foi confirmada pela jornalista Mônica Bergamo, em sua coluna, na Folha de São Paulo.
De acordo com a colunista, o coletivo afirmou que as declarações do apresentador foram ofensivas e que “atentam contra a dignidade da mulher, uma vez que reforçam estereótipos que há muito vêm sendo rechaçados pelo conjunto das mulheres brasileiras e corroboram para a manutenção do machismo”. Segundo a publicação, a rede Globo afirmou não ter recebido o pedido até a noite de quarta-feira (9), e sustentou o posicionamento de defender os “direitos da mulher em campanhas de conscientização, no seu conteúdo jornalístico e de entretenimento”.
A frase polêmica de Faustão surgiu durante uma conversa com Luan Santana, no quadro ‘Dança dos Famosos’. O cantor disse que se acha mau dançarinho, e Faustão tentou incentivá-lo dizendo que ‘homem que sabe dançar leva vantagem’. Ao buscar referências, o apresentador exemplificou dizendo: “tem mulher que gosta de homem bêbado, que dá porrada. Tem mulher que é doida. ‘Ah, vou recuperar’. Então, vai ser enfermeira, pô! Mas tem mulher que gosta de homem que sabe dançar, que puxa a cadeira, é educado, escova os dentes”.