Geral

Confira se você pode fazer o saque do FGTS

Divulgação/Caixa
O pagamento será liberado nesta quinta-feira (13) pela Caixa Econômica Federal

A notícia pode dar um alívio para muita gente neste fim de ano e começo de 2017. O governo federal anunciou nesta quinta-feira (22) que os trabalhadores poderão sacar recursos integrais de contas inativas do FGTS (Fundo de Garantida do Tempo de Serviço).

São consideradas inativas as contas em que o empregado deixou de receber os depósitos do empregador por extinção ou rescisão do contrato de trabalho. Antes da decisão, os trabalhadores só poderiam fazer o saque do valor caso tivesse desempregado por, no mínimo, três anos ininterruptos.

Podem sacar, agora, trabalhadores que tenham sido afastados antes do dia 31 de dezembro de 2015. Não é possível sacar FGTS depositado pelo empregador atual (considerado ativo).

De acordo com o Ministério do Planejamento, o cronograma para o saque será divulgado até o início de fevereiro e será feito conforme data de nascimento do beneficiário.

A consulta a saldo a inativo pode ser feito presencialmente, pela internet, por aplicativo de celular. Veja como:

Internet

Acesse o site da Caixa (clique aqui) e informe o número do PIS/Pasep que está na carteira de trabalho. Cadastre a senha e faça a consulta dos dados cadastrais e lançamentos realizados nos últimos seis meses. É possível usar ainda a Senha Cidadã.

E-mail ou SMS

O trabalhador pode fazer o cadastro de um e-mail, pelo site, para receber informações periódicas sobre depósito mensal na conta vinculada ao FGTS.

Para quem prefere receber por mensagem, é possível receber avisos via mensagens de texto sobre depósitos mensais. Quem faz essa opção deixa de receber o extrato bimestral.

Aplicativo

Baixe o aplicativo (disponível aqui) em seu celular e siga as instruções para registro. Será preciso informar o número do PIS/Pasep. O aplicativo funciona em todos os sistemas operacionais.

Pessoalmente

O trabalhador pode procurar a agência da Caixa mais próxima e consultar o saldo, bem como conta inativa. O serviço é prestado nos balcões de atendimento.

Não é possível fazer a consulta por telefone. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI