Durante todo o mês de junho, discussões sobre os desafios que a luta pela igualdade de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros devem ganhar as redes sociais. Isto por que o sexto mês do ano é considerado de “Orgulho LGBT”.
O período ganhou o título, oficialmente, em 2014 quando o presidente dos Estados Unidos (EUA), Barack Obama, instituiu o mês em uma carta, publicada no site da Casa Branca, na qual ele convocava todas as nações a se juntarem ao País “na defesa dos direitos humanos universais de nossos irmãos e irmãs LGBT”.
O documento de Obama foi um apoio as já existentes celebrações da Rebelião de Stonewall, que aconteceu em 28 de junho de 1969, em Nova York. A data foi marcado por um levante contra a violência policial empregada à comunidade LGBT.
Dois filmes foram lançados sobre a data, Stonewall - A Luta Pelo Direito de Amar, de 1995, dirigido por Nigel Finch, e Stonewall, de 2015, dirigido por Roland Emmerich. O primeiro foi bem aceito pela crítica e recebeu diversos prêmios, já é o segundo foi amplamente criticado até mesmo por ativistas do tema.
Pelo Twitter, usuários comentam a necessidade de debate sobre avanços, a importância do mês e, claro, os filmes. Veja: