Geral

Conheça os sintomas e saiba como proceder em casos de intoxicação por vazamento de produtos químicos

Na última quinta-feira (10), a Grande Goiânia amanheceu com um forte mau cheiro causado por uma explosão em uma usina de asfalto, em Aparecida de Goiânia. Muitas pessoas ficaram preocupadas por não saberem a origem do cheiro ruim e se o mesmo causava algum dano à saúde. 

Em casos assim, quando não se conhece a origem e o causador do cheiro, a professora da Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutora em Toxicologia, Gisele Augusto Rodrigues de Oliveira orienta distanciar-se do local de origem do mau cheiro, buscando uma área mais ventilada, para evitar um quadro de intoxicação. 

“No caso de um acidente envolvendo produtos gasosos, outro aspecto relevante é a possibilidade da ocorrência de incêndios ou explosões, portanto, é importante evacuar a área próxima ao local do vazamento imediatamente”, explica Gisele que ainda não recomenda ingerir líquidos durante uma exposição a gases ou vapores. 

A doutora orienta que as janelas devem ser fechadas para evitar que o gás entre no ambiente. “Mas caso o gás já tenha ocupado o interior do estabelecimento, ocorrerá uma redução do teor de oxigênio no local confinado, então, orienta-se sair para uma área externa e bastante ventilada”, diz.

Sintomas de intoxicação 

Gisele reforça que os sintomas da intoxicação variam de acordo com o tipo de gás ou vapor, que pode ser irritante, anestésico ou asfixiante. “Se os sintomas forem persistentes, é necessário procurar atendimento médico”, frisa. Confira os sintomas: 

- Dificuldade de respirar;

- Irritação de mucosas (nariz, olhos e boca);

- Fraqueza;

- Dores de cabeça; 

- Sonolência;

- Enjoos e vômitos;

- Confusão mental. 

 

Diomício Gomes l O Popular
Manchas escuras são encontradas no Córrego Santo Antônio após vazamento de óleo em usina de asfalto
Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI