Uma moradora de Viçosa (MG) chamou o Corpo de Bombeiros para capturar um animal peçonhento que estava em sua cozinha na noite desta segunda-feira (14). Aterrorizada, a mulher acreditava ter visto uma cobra no aposento, mas quando os militares chegaram com os aparatos para a captura, descobriram que se tratava de uma linguiça.
"Nós a acolhemos e em seguida os militaresm adotaram todos os procedimentos de segurança para captura de cobras. Ao se aproximarem, os bombeiros perceberam que era uma linguiça com comprimento de pouco mais de um metro. Após a constatação, os bombeiros tranquilizaram a mulher ", contou o tenente Alexandre Lima Fagundes, comandante do 3º Pelotão, ao G1.
“Estava muito escuro e a forma com que a linguiça estava no chão realmente poderia levar a pessoa a confundir com uma cobra”, explicou. A suspeita é de que o gato da moradora tenha tentado pegar o alimento e arrastado até o local.
Envergonhada com a situação, a mulher pediu desculpas a corporação pelo chamado. O tentente disse não acreditar que tenha sido um chamado falso, já que ela estava muito alterada com a possível presença da cobra.
A história teve grande repercussão nas redes sociais, mas o comandante lembra que é importante certificar-se da veracidade do caso "para evitar deslocamento desnecessário da corporação". Um levantamento do Centro Integrado de Informações de Defesa Social mostrou que, só nos três primeiros meses de 2018, o Corpo de Bombeiros registrou 1.822 ligações fraudulentas, atendeu 1.772 ocorrências que se mostraram falsas.
“É importante que o solicitante certifique-se de que está em uma situação perigosa antes de acionar os bombeiros, pois um deslocamento desnecessário pode atrapalhar o andamento das atividades e prejudicar outras pessoas que necessitam de socorro”, ressaltou ele.