Uma cena chamou muito a atenção do mundo, nesta quinta-feira (19). Carros parados em toda a pista de pouso para impedir um avião aterrissar. O caso aconteceu em Guayaquil, no Equador.
A ordem partiu da prefeita da cidade, Cynthia Viteri. Ela ordenou que veículos bloqueassem a pista para impedir o pouso de um avião da companhia espanhola Iberia, por causa da pandemia do Covid-19.
Segundo informações da impressa local, o avião tinha apenas a tripulação e buscava espanhóis que estavam no país. A aterrissagem acabou sendo feita na capital Quito, a aproximadamente 420 km de distância.
"Senhores, sim, assumo a responsabilidade de ter mandado os veículos do município de Guayaquil para impedir que o avião de Iberia aterrissasse aqui com onze passageiros de Madri para que ficassem em Guayaquil, foco da infecção, em risco", afirmou ela.
A justiça do país está investigando o caso. O governo do Equador criticou a medida da prefeita.
#ATENCIÓN | #FiscalíaEc inicia investigación previa (IP) por los hechos suscitados esta tarde en el aeropuerto José Joaquín de Olmedo de la ciudad de #Guayaquil. pic.twitter.com/GtlFOtiOQ1
— Fiscalía Ecuador (@FiscaliaEcuador) March 18, 2020