O estilo de vida das crianças, atualmente, pode estar ligado ao aumento de quase 20% no número de casos de miopia. O estudo realizado pelo National Eyes Institute, nos Estados Unidos, mostra que os casos da disfunção oftalmológica passaram de 25% para 42% entre os norte-americanos com idade entre 12 e 54 anos nas últimas três décadas.
A causa exata ainda não é conhecida, mas os especialistas acreditam que o grande vilão deste novo dado está ligado ao uso do computador.
O oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (São Paulo), acredita também que o confinamento em espaços pequenos recheados de dispositivos eletrônicos, como televisão, computadores, videogames e celulares, também podem causar o aparecimento da miopia.
E o que fazer?
Segundo Neves, a solução é levar a meninada para espaços abertos, como parques e praias em que naturalmente olham mais para longe.
O que é miopia?
A miopia ocorre quando o olho é muito grande ou a córnea é muito curva, fazendo com que os raios de luz sejam convergidos para um ponto anterior à retina. Ou seja, é necessária uma lente esférica para direcionar os raios de luz à retina e permitir que a pessoa enxergue bem as imagens.
Como descobrir se a criança tem miopia?
Neves ensina que os míopes costumam fechar um pouco os olhos para tentar enxergar melhor quando não está usando óculos ou lentes. Se os pais notarem os filhos cerrando os olhos, um médico deve ser procurado.
Outras queixas referentes à miopia incluem dor de cabeça, sensação de cansaço nos olhos, irritação e vermelhidão ocular.
A miopia, além dos fatores externos, tem grande influência genética. Ela costuma aparecer na infância e estabilizar no início da vida adulta, mas há casos em que a miopia continua aumentando ao longo do tempo.