Fraudes em compras realizadas pela internet vitimaram 28% dos consumidores brasileiros, segundo levantamento encomendado pela Oberthur Technologies, empresa especializada em segurança digital.
Entre os que passaram pelo problema, 79% mudaram seu comportamento de consumo virtual, passando a fazer menos compras ou comprando em menos sites.
Em 70% dos casos, as vítimas perderam R$ 150. Em 34%, o prejuízo passou de R$ 500.
A expetativa da empresa é que, com a popularização dos cartões com chip em detrimento dos com tarjeta, passíveis de clonagem, os fraudadores passem a mirar o comércio eletrônico.
Apesar da desconfiança, o brasileiro está se habitando as lojas virtuais. Segundo a pesquisa, 69% dos entrevistados compram produtos ou serviços on-line mais de cinco vezes por mês e 12% chegam a realizar mais de 15 operações no período a maioria na faixa dos 18 aos 24 anos de idade.
Em 2015, o comércio eletrônico faturou R$ 41,3 bilhões no Brasil aumento de 15,3% em relação ao ano anterior, segundo dados da E-bit, especializada no segmento.
A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 21 de dezembro.