A Prefeitura da cidade de Goiás publicou novo decreto com uma série de medidas restritivas, tendo em vista a pandemia do coronavírus.
O documento, que estipula toque de recolher e restringe o funcionamento de diversas atividades, tem validade desta sexta-feira (21) até a sexta-feira da semana que vem (28), com possibilidade de prorrogação ou alteração conforme a evolução do cenário epidemiológico.
Pelo decreto, a circulação nas rua tá proibida de segunda a sexta-feira, das 19h até as 6 do dia seguinte. Aos sábados, o toque de recolher tem início às 13h e se estende até as 6h de segunda-feira.
Bares, botequins, clubes, escolas, teatros, cinemas, templos religiosos, feiras e museus não poderão funcionar. Eventos públicos e privados, práticas esportivas e o consumo de bebidas alcoólicas em logradouro público também estão vedados.
As atividades comerciais autorizadas deverão funcionar, de segunda a sexta-feira, até no máximo as 17h. Aos sábados, até as 12h. As exceções são os mercados, mercearias, supermercados e similares, que funcionarão até as 19h nos dias de semana e até as 13h aos sábados; e unidades de saúde de urgência e emergência, farmácias, distribuidoras de gás e postos de combustíveis, que têm permissão para funcionar 24 horas por dia.
Serviços de tele entrega de produtos poderão atuar até as 23h. Porém, a entrega de bebidas alcoólicas está proibida após as 19h.
Todos os estabelecimentos abertos deverão respeitar o limite de 30% da lotação máxima e observar o distanciamento de 2 metros entre os clientes. Também deverá haver o controle de temperatura e a disponibilização de máscaras aos funcionários.
O desrespeito às regras contidas no decreto pode levar à suspensão do alvará de funcionamento, além de aplicação de multa.