O presidente Jair Bolsonaro voltou a provocar aglomerações neste domingo (23). Ele se reuniu com centenas de motociclistas para um passeio na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Mais uma vez estava sem máscara.
Esse é o segundo ato político com motociclistas em menos de um mês. O primeiro foi em Brasília, em 9 de maio, quando o presidente saiu de moto do Palácio da Alvorada por volta das 9h e percorreu ruas da capital federal acompanhado de centenas de apoiadores.
O encontro foi convocado por Bolsonaro nas redes sociais mesmo depois de a Superintendência de Vigilância Sanitária do Maranhão o autuar por aglomerações durante visita de dois dias ao Estado.
O evento foi no mesmo fim de semana em que o Ministério da Saúde fez reunião com representantes da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e autoridades municipais para discutir formas de evitar a disseminação da cepa de origem indiana –com maior capacidade de transmissão, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde)– no país. Há seis casos confirmados no Maranhão. Ainda não há registro de transmissão local.