Quem abriu o Google ou Facebook nessa sexta-feira (22) teve uma grande surpresa. Os sites amanheceram com uma homenagem à natureza em comemoração ao Dia Internacional da Mãe Terra.
As manifestações sobre a data iniciaram na década de 1970, sendo reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2009.
O Google disponibilizou cinco doodles – que são aqueles desenhos animados ou jogos que substituem a logo da empresa – para celebrar a data. As imagens são referentes aos principais biomas do planeta: as tundras, as florestas, as pradarias, os desertos e o bioma aquático. Os animais presentes são apontados como de risco de extinção
No Facebook, o pedido era compartilhar algo que lembrasse o dia.
O objetivo da data é alertar para a responsabilidade coletiva de promover a harmonia com a natureza e a Terra e alcançar um balanço entre economia, sociedade e ambiente.
"Quando nós ameaçamos nosso planeta, minamos nossa própria casa - e nossa sobrevivência no futuro", diz mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.
Nas redes sociais
Pelas redes sociais, pessoas de todo o mundo têm compartilhado mensagens sobre o dia.
O papa Francisco afirmou em seu Instagram que “todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação” com imagem dele cultivando a terra.
A Nasa lançou uma campanha em que pedia para as pessoas tirarem selfies sobre o Dia da Terra. Os brasileiros não ficaram de fora.