As comemorações pelo Dia do Farmacêutico em Goiânia, serão em forma de eventos como cursos, palestras e uma ação social diferenciada com tratamentos de saúde complementares que também são praticados por farmacêuticos, como auriculoterapia, reiki e quiropraxia. Os atendimentos gratuitos acontecem no Shopping Passeio das Águas, no domingo (20), das 14h às 19h.
O evento é uma forma de mostrar para a sociedade que é ampla a atuação do farmacêutico, tendo sempre como finalidade o bem-estar e a promoção da saúde. Na ação, também serão distribuídos chás medicinais e medicamentos homeopáticos para prevenção dos sintomas da dengue.
Tratamentos complementares
As práticas apresentadas na ação social são reconhecidas pelo SUS — e até ofertadas em algumas unidades de atendimento — desde 2006, mas ainda pouco conhecidas pela população. São usadas como tratamentos complementares à medicina alopática e baseadas em abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. Os tratamentos são focados na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
A auriculoterapia é uma técnica que trabalha todo o organismo do paciente, por meio de estímulos nos pontos energéticos localizados na orelha. Já o reiki é técnica natural, segura e eficiente de harmonização, por meio da imposição de mãos e uso de símbolos. A quiropraxia atua no diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas do sistema neuromusculoesquelético e seus efeitos na função normal do sistema nervoso e na saúde geral. Ela visa conduzir ajustes na coluna vertebral, correção de problemas posturais e alívio de dores e estresse. O uso de plantas medicinais na forma de chás é parte da fitoterapia e exerce diferentes ações terapêuticas, voltadas para a promoção, proteção e recuperação da saúde.