Geral

Dieta vegana para crianças pode virar crime punido com 6 anos de prisão

Pais da Itália que proibirem os filhos de consumir alimentos de origem animal podem ser punidos em até seis anos de prisão. A proibição da dieta vegana para crianças é uma proposta do partido conservador Forza Italia e foi apresentada no Parlamento Europeu.

Se a lei for aprovada, apenas pessoas com mais de 16 anos poderão adotar o veganismo, por serem considerados responsáveis e capazes de consentir ou não.

O texto afirma que os alimentos de origem animal são essenciais para o crescimento infantil, por isto os pais seriam responsabilizados criminalmente por “imposição de dieta destituída de elementos essenciais”. A falta de acompanhamento nutricional e médico para prevenir deficiências nutricionais também é citada como problema do chamado “infantoveganismo”.

A punição média é de um ano. No entanto, idade da criança, comprovação de subnutrição e morte decorrente de deficiência nutricional são considerados agravantes, fazendo com que a punição máxima chegue a seis anos.

Três casos de problemas decorrentes desse tipo dieta fizeram da relação entre veganismo e infância se tornar assunto mundial. Em 2015, um bebê de 11 meses foi diagnosticado com subnutrição severa. Neste ano, os pais de um bebê de 1 ano e 2 meses perderam a guarda da criança por ela ter o peso de uma recém-nascido de 3 meses. E, em junho, uma menina de 2 anos foi internada na UTI com deficiências de vitaminas e hemoglobina. Os pais das três crianças eram veganos e não ofereciam alimentos de origem animal aos filhos. 

Comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do jornal e são de total responsabilidade de seus autores.
ANUNCIE AQUI