Um vídeo gravado em 2013 que veio a público há algumas semanas tem causado revolta nas redes sociais e rebuliço no mundo do cinema, principalmente, em Hollywood. Durante a gravação, o diretor Bernardo Bertolucci confessa que a atriz Maria Schneider foi estuprada na última cena do clássico “O último tango em Paris”, de 1972.
A cena é uma das mais polêmicas da história das telonas e também uma das mais famosas por ser considerada uma quebra de tabu. Nela, o personagem interpretado por Marlon Brando utiliza margarina como lubrificante para fazer sexo anal com sua amante Jeannie.
Bertolucci relatou que, no entanto, a atriz, na época com 19 anos, desconhecia a cena e seu teor. “A sequência da manteiga foi uma ideia que tive com Marlon na manhã anterior à filmagem”, afirmou. O diretor disse não ter contado de forma intencional, uma vez que a ideia dele e do ator era fazer com que a jovem agisse “como uma menina, não como uma atriz”.
O diretor revelou ainda que a atriz, depois das gravações, não voltou a vê-lo porque o odiava, ainda assim não se sentia arrependido do feito. “Para fazer filmes, e obter algo, às vezes precisamos ser completamente frios”, declarou.
Em 2007, Schneider já havia denunciado a violência sofrida em uma entrevista ao “Daily Mail”, na qual ela desabafou dizendo se sentir humilhada e “estuprada” porque a cena não constava no roteiro original e que “as lágrimas que se veem no filme são verdadeiras”.
“Eu deveria ter ligado para o meu agente ou ter pedido que meu advogado fosse ao set porque você não pode forçar alguém a fazer algo que não está no roteiro, mas na época eu não sabia disso.”
A atriz francesa fez apenas um papel aclamado após “O último tango”, mas problemas com depressão e dependência de drogas acabaram marcando sua trajetória. Ela morreu de câncer, em 2011, aos 58 anos.
Pelas redes sociais e entrevistas, diversos atores têm se manifestado sobre as declarações de Bertolucci. Para todas as pessoas que amam esse filme, o que vocês estão vendo é uma garota de 19 anos ser estuprada por um homem de 48. O diretor planejou o ataque", acusou a atriz Jessica Chastain (de “O Caçador e a Rainha do Gelo”, “A Colina Escalarte”, “Perdido em Marte”, “Interestelar” e “A hora mais escura”).
“Os dois são indivíduos muito doentes para pensar que estava tudo bem”, completou a atriz Evan Rachel Wood (de “Westworld”, “Love, Marilyn” e “True Blood”) pelo Twiter.
O ator Chris Evans (Capitão América) também comentou as revelações. “Eu nunca vou olhar para este filme, Bertolucci ou Brando da mesma forma. Isto é além de nojento. Sinto muita raiva.”