Walt Disney Company processa lanchonete de Maringá por direitos autorais. Segundo o dono do estabelecimento, a gigante americana alegou na justiça o nome dos lanches no cardápio da empresa maringaense.
A lanchonete usava o nome 'Disnei Lanches', inspirado na Disney para formatar todo o seu layout, desde o nome do estabelecimento ao nome dos lanches.
O cachorro quente de frango com catupiry, por exemplo, era chamado de ‘Branca de Neve’. As informações são do GMC Online.
De acordo com Ademir Padovan, dono da lanchonete, o pesadelo começou quando uma publicação na página do Facebook sobre a reforma da fachada da lanchonete chegou até a Walt Disney Company, que enviou a notificação para que o nome do estabelecimento fosse mudado, caso contrário, ele seria multado, já que a Disney possui direitos autorais sobre nome, fonte, layout e referências à palavra.
Ademir Padovan recebeu a solicitação formal pelos correios.
Segundo o empresário, o processo estava em inglês e português e acompanhava a assinatura de seis advogados representando a companhia americana.
Além disso, a Disney exigiu ainda que fossem removidas todas as páginas com referências ao nome anterior. O empresário teve que contatar o Google por conta dos check-ins dos clientes no local.
O processo começou a três meses, e desde então, Ademir mudou o nome de Disnei Lanches para Gaúcho’s Lanches. Ele acredita que o processo esteja resolvido, já que mudou o nome da lanchonete. A semelhança com a Disney se limita apenas aos nomes dos lanches, que seguem se chamando Frajola, Patolino, etc.