O corpo de Dona Iris será velado no Paço Municipal de Goiânia, localizado no Park Lozandes, na manhã da próxima quarta-feira (22). O velório está previsto para começar às 7h. Já o sepultamento será no cemitério Santana, ao lado de seu marido, o ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende. O enterro está previsto para às 17h.
Iris de Araújo Rezende Machado, conhecida como Dona Iris, nasceu em 7 de maio de 1943, em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, e faleceu nesta terça-feira (21). A ex-primeira dama foi submetida a uma cirurgia no pulmão, no último domingo (19), no Hospital Israelita Albert Einstein, em Goiânia, e não resistiu às complicações.
Formada em artes plásticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Iris se casou com o político de mesmo nome, Iris Rezende, em 1964. O casal deixou três filhos: Cristiano, Ana Paula e Adriana. Apesar de sul-mato-grossense, ela viveu a maior parte de sua vida em Goiás e recebeu o título de honorífico de cidadã goiana em 1989.
Como primeira-dama, Dona Iris esteve ao lado de seu marido, Iris Rezende, em três mandatos como prefeito de Goiânia e dois como governador. A ex-deputada federal Iris de Araújo Rezende Machado morreu um ano e três meses após o marido.
O Hospital Israelita Albert Einstein também confirmou a morte da ex-deputada por nota oficial às 15h25.